Paulo Paim: "Vamos insistir, mesmo que fique para o ano que vem, porque a crise vai continuar”
O ano de 2020 está sendo uma prova de fogo para o povo brasileiro! Economia recessiva, desemprego em alta e a pandemia de coronavírus, que resultou no agravamento da situação do país e matou mais de 174 mil brasileiros. Medidas tomadas pelo governo Bolsonaro amenizaram os impactos da crise, como o auxílio emergencial, o seiscentão, que depois virou trezentão - mas deixou muita gente de fora -, linha de crédito a juros mais baixos, que também não atendeu a todos, antecipação do 13º salário dos aposentados do INSS. E é justamente aqui que as coisas se complicam mais. Com a antecipação, muitos aposentados terão um final de ano magrinho, magrinho... Qual seria a solução? Um 14º salário emergencial para os aposentados e pensionistas do INSS.
Duas propostas estão em andamento no Congresso: uma medida provisória apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e um projeto de iniciativa popular, apoiado por Paim, que tem mais de 20 mil assinaturas enviada por Sandro Gonçalves, Felipe Brito e Milton Dantunes, que virou o Projeto de Lei 3657. Inclusive, o trio está, literalmente, batendo de porta em porta em Brasília para sensibilizar sobre a necessidade do bônus para aposentados e pensionistas do INSS.
"Apresentamos a emenda 48, que está dentro da Medida Provisória 1006, que trata do aumento da margem do empréstimo do INSS. Nessa MP tem pelo menos 40 outras emendas que pedem a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos dos aposentados durante a pandemia", explica Felipe Brito, que contou com exclusividade ao site marthaimenes.com que amanhã (4) terá uma reunião com o relator da medida, Capitão Alberto Neto (Republicanos) para tratar do bônus extra.
A reunião do colégio de líderes, que ocorreu na terça-feira, não avançou sobre o tema 14º. "Quem sabe na próxima terça a gente consiga avançar", disse otimista o senador Paulo Paim, que avalia que o caminho para a aprovação é longo e, se confirmada, a gratificação só viria em 2021. “Vamos insistir, mesmo que fique para o ano que vem, porque a crise vai continuar” , afirmou. "Por mim já estaria tudo aprovado", diz Paim.
CANAL NO YOUTUBE
Enquanto permanece o impasse sobre o bônus extra, outras ações têm chamado atenção sobre a condição precária de aposentados e pensionistas do INSS, como um canal no Youtube chamado Felipe Brito Oficial, com quase 200 mil inscritos, que se une aos defensores dos aposentados como Yedda Gaspar, presidente da Federação das Associações de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj) e João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).
Em entrevista ao canal, Yedda Gaspar falou sobre o avanço da discussão sobre o 14º na Câmara e no Senado. "A expectativa para aprovação é grande, mas o aposentado está sem esperança de que saia o bônus em dezembro", disse. "Fico triste, mas o que se vai fazer?", lamenta.
Procurados, a Secretaria de Previdência informou que não há estudo sobre o tema, já o Ministério da Economia não se manifestou.
© 2020 · Martha Imenes. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya