A mudança na rotina por causa da pandemia de coronavírus afetou a vida de todos. E com cães e gatos, não foi diferente. Os 'bichíneos' conseguem sentir a ansiedade, estresse, tristeza e angústia de seus donos. "Além disso, todos estão em casa, porém, sem tempo para brincar, sair passear com frequência, e o bichinho acaba sentindo muito essa movimentação estranha", explica a médica veterinária e diretora da Animal Clinic, Ana Paula Ferreira Castro.
Para saber se o pet está passando por alguma mudança, a médica veterinária dá as dicas: "Os pets podem demonstrar sua insegurança com toda essa mudança de rotina da seguinte forma: aumento do apetite, excesso de lambedura e latidos, ou até mesmo ficando muito depressivos e chorosos".
Ana Paula explica que qualquer sintoma que não seja habitual, é importante procurar um veterinário. "As clínicas estão abertas e prontas para atender os bichinhos com todos os cuidados". Além disso, ela explica a importância de, mesmo com o fechamento de algumas atividades do estado por dez dias, manter a carteira de vacinação dos pets em dia. "Muito importante seguir o cronograma de vacinação, porque eles podem desenvolver doenças graves em decorrência desses atrasos", alerta.
Como manter a saúde física e mental dos bichinhos
Faça passeios mais vezes ao dia. "Se você mora em apartamento, espace os passeios e os faça de forma rápida, tomando todos os cuidados devidos como uso de máscara, somente um membro da família, para não colocar sua saúde em risco", diz.
Brinquedos. "Estimule seu animal com brinquedos novos, que o distraiam e melhorem também sua capacidade cognitiva".
Mantenha alimentação saudável. "Ração ou alimentação natural deve ser balanceada para que o animal passe por essa fase de forma saudável"
Cuidado redobrado com higiene. "Alguns animais, com a mudança de rotina, tentem a fazer suas necessidades em locais aleatórios. Tente limpar rápido com desinfetante próprio".
Tenha paciência. "Tudo vai passar, inclusive essa fase. Com a impaciência dos tutores e brigas constantes, eles ficam inseguros o que pode desenvolver um quadro depressivo".
Dê espaço. "Gatos, principalmente, precisam de privacidade. Então respeitar o espaço do animal é imprescindível".
#coronavirus #caes #gatos #pets #veterinaria #saudeanimal #marthaimenes #medicina #ficaemcasa
© 2020 · Martha Imenes. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya