Por Viviane Faver, de NY
O bairro do Harlem, em Nova York, nos Estados Unidos, será palco da primeira exibição de um filme brasileiro nos Estados Unidos, que relata parte importante da nossa história, do movimento negro no Brasil.A exibição será às 18h30, horário local.
O trabalho de trazer o documentário do Brasil para Nova York pela filha - Bethânia Nascimento Gomes - da personagem principal do filme, Beatriz Nascimento, durou cerca de meses e o objetivo é a tentativa de aproximar pessoas de todas as raças que lutam por um mundo maios justo e informar parte da história, muitas vezes esquecida, do nosso País.
ÔRÍ fornece uma visão geral do Movimento Negro no Brasil nas décadas de 70 e 80 e conta a história de Beatriz Nascimento, ativista e historiadora em busca de sua herança africana. Beatriz pesquisa a história dos quilombos, sociedades guerreiras africanas restabelecidas no Brasil para resistir à escravidão e ao colonialismo. Sua perspectiva é poética e carregada de emoção. A interpretação histórica reconhece e celebra as contribuições da cultura africana à música, dança, idioma e crenças sul-americanas.
FALAR
Bethânia N. Gomes é filha da ativista brasileira de direitos civis Beatriz Nascimento. Sua mãe a apresentou a imagens do Dance Theatre do Harlem e Alvin Ailey, que a inspiraram a seguir uma carreira de dança como dançarina clássica desde tenra idade. Influenciada pelo trabalho de sua mãe, Bethânia promove o trabalho da juventude negra no balé clássico. Como jovem dançarina, fez parte do Dance Theatre do Harlem, onde foi orientada por Arthur Mitchell e se tornou a primeira dançarina afro-brasileira em uma grande companhia de balé. Hoje ela é membro do corpo docente do Dance Theatre of Harlem, coreógrafa e recentemente publicou o livro de poesia de sua mãe chamado Todas as Distâncias.
A conversa será moderada por Laila Garroni.
Laila Garroni é jornalista, atriz e cineasta afrobrasileira sediada em Brooklyn, Nova York. É co-fundadora do Evoé, um coletivo artístico feminino focado em promover a cultura brasileira no exterior através do cinema e teatro. Juntos, receberam 6 indicações para o Brazilian International Press Awards 2018 e foram os vencedores da categoria Melhor Produção Local.
SERVIÇO:
City College of NY
259 Convent Avenueat140th street
© 2020 · Martha Imenes. Todos os direitos reservados.
Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya