Solidariedade aos músicos de rodas de samba

Solidariedade aos músicos de rodas de samba

O programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc-RJ, o Mesa Brasil doou na quinta-feira (25) 300 cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) para profissionais que trabalham em rodas de samba da cidade do Rio de Janeiro. Isso inclui músicos, técnicos, produtores e outras categorias profissionais que integram a cadeia produtiva do segmento, paralisado por conta da pandemia de coronavírus.

A distribuição foi feita na quadra do Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio, com o apoio da Rede Carioca de Rodas de Samba. A entidade se encarregou de entregar os mantimentos aos associados em situação mais delicada. O montante, que soma aproximadamente 4,5 toneladas, vai complementar as refeições de cerca de 1.200 pessoas contando os familiares dos trabalhadores. Também fazem parte da Rede profissionais que atuam em feiras de moda, artesanato e gastronomia da cidade. 

"A cena do samba está fechada, e os músicos não conseguem trabalhar. Muitos encontram problemas para pagar suas despesas e até se alimentar. Essa situação fez com que nos mobilizássemos para encontrar aliados que pudessem nos ajudar. Em uma conversa com as lideranças das rodas, chegamos ao Mesa Brasil Sesc-RJ. Os sambistas querem trabalhar e se sentem constrangidos com essa situação, mas, diante desse cenário que estamos vivendo, não restou outra alternativa", explica Júlio Morais, coordenador de articulação da Rede Carioca de Rodas de Samba.

Alimentos vêm do campo - Os alimentos doados aos artistas vieram de propriedades rurais de Nova Friburgo que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores rurais doam seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas baixo aproveitamento comercial ao Mesa Brasil. Os donativos são entregues a entidades socioassistenciais cadastradas no programa, que, por sua vez, fazem a distribuição ao público final.

"A captação de doações e a distribuição a quem mais precisa consiste no trabalho regular do Mesa Brasil Sesc-RJ e que fazemos há mais de 20 anos. Em 2020, no entanto, sentimos um aumento substancial na demanda. Por conta da pandemia, muitas famílias perderam suas rendas e tivemos que ampliar o público atendido e diversificar a forma de atuação, inclusive preparando refeições e entregando diretamente nas comunidades e nas ruas. Com as doações aos trabalhadores das rodas de samba esperamos contribuir um pouco para amenizar o sofrimento pelo qual estão passando os profissionais que representam a identidade carioca", diz Cida Pessoa, coordenadora do Mesa Brasil.

Para ajudar - Interessados em contribuir com o programa podem entrar em contato pelo email mesabrasil@sescrio.org.br. Já quem quiser ajudar diretamente as rodas de samba deve procurar a associação pelo Facebook (/rs.vempraroda) e Instagram (@redecariocadesamba)

Saiba mais – O Mesa Brasil Sesc-RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitar integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do Estado do Rio.

 

#alimentacao #doacao #pandemia #coronavirus #rodasdesamba #sescrj #solidariedade 

 

Compartilhar

© 2020 · Martha Imenes. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya