Segunda parte do 13º do INSS já começou a sair

Segunda parte do 13º do INSS já começou a sair

Confira no calendário qual o dia do pagamento do benefício do INSS


Os aposentados e pensionistas do INSS já começaram a receber a segunda parte do 13º salário. O benefício será pago até 5 de junho. Recebem primeiro os que ganham o piso (R$ 1.045) e os pagamentos são feitos de acordo com o final do benefício do segurado, sem levar em conta o dígito. O pagamento desta parte do abono vem com o desconto do Imposto de Renda.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 1 de junho e 5 de maio. Também de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Fica fora do abono quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que equivale a um salário mínimo (R$ 1.045) e é pago a idosos e deficientes de baixa renda.

A antecipação das duas parcelas do abono para o meio do ano foi uma das medidas do governo federal para tentar minimizar os impactos da crise do coronavírus. O governo chegou a cogitar a suspensão da cobrança dos empréstimos consignados dos contracheques de aposentados e servidores públicos por quatro meses, mas a medida foi barrada por conta de uma ação judicial. O desembargador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendeu a um recurso do Banco Central e da União.

Nova central 135

Os segurados e a população em geral agora terão mais chances de entrar em contato com o INSS. Entrou em operação mais uma Central de Atendimento do canal 135, em Recife (PE) que atenderá o país inteiro. De acordo com o instituto, a nova estrutura terá o acréscimo de 911 operadores, aumentando a capacidade de atendimento em cerca de 25%, contribuindo para a requisição de benefícios previdenciários e de informações. A ligação do telefone fixo para o 135 é de graça e via celular custa o valor de uma ligação local. O horário de atendimento é de segunda a sábado, de 7h às 22h.

A medida foi elogiada por advogados previdenciaristas, mas com algumas ressalvas. Para o advogado Marcelo Dias, a ampliação do atendimento é bem vinda. "Os segurados que não têm internet utilizam a central 135 para tirar dúvidas, mas muitas vezes ficavam sem resposta porque a central sempre estava congestionada. A expectativa agora é que melhore", afirmou.

"Essa nova Central de Atendimento em Recife, que vai aumentar a capacidade de absorção de demandas dos beneficiários, vem em muito boa hora, levando-se em conta o momento crítico em que a sociedade brasileira, sobretudo os mais vulneráveis, vivem", avalia o advogado Rodrigo Tavares Veiga. E faz um alerta: "Não adianta os pedidos serem recebidos mas não serem processados por técnicos do INSS qualificados para tanto. Portanto, é pouco. Não resolve".

"É importe destacar que isso é muito pouco ante a gigantesca demanda existente e o sucateamento da autarquia, sendo necessário investimento maciço do governo federal, realização urgente de concurso público para contratação de novos servidores", finaliza Veiga.

Compartilhar

© 2020 · Martha Imenes. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya